segunda-feira, 22 de março de 2010

Contexto histórico '

Antes da Revolução Industrial, Era uma atividade produtiva Artesanal e manual (daí o termo Manufatura), No máximo com o emprego de algumas simples máquinas. Dependendo da escala, grupos de artesãos Podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde uma da Obtenção Matéria-prima Até à Comercialização final do produto. Esses trabalhos eram realizados em Oficinas Nas casas dos artesãos Próprios e dominavam os profissionais muitas da época (se não todas) etapas do processo produtivo.
COM uma Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram um trabalhar para um patrão (na qualidade de empregados ou operários), perdendo a posse da matéria-prima, e do produto final do
Lucro. Esses trabalhadores passaram um Controlar máquinas que pertenciam aos donos dos Meios de Produção Quais os passaram uma Receber todos os lucros. O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.
Esse momento de passagem marca o ponto culminante de uma evolução tecnológica, econômica e social que vinha se processando na
Europa Desde a Baixa Idade Média, Um com ênfase Nos países onde Reforma Protestante conseguido destronar tinha uma influência da Igreja Católica: Inglaterra, Escócia, Países Baixos, Suécia. Nos países Fiéis ao catolicismo, esforço declarado de copiar aquilo que se fazia Nos países mais avançados tecnologicamente a Revolução Industrial eclodiu geral, em, mais tarde, num e: os Países protestantes.
De acordo com uma teoria de
Karl Marx, A Revolução Industrial iniciada na Grã-Bretanha, integrou o conjunto das Chamadas Revoluções Burguesas fazer Século XVIII, Responsáveis pela crise do Antigo Regime, Na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que são um um Acompanham Independência dos Estados Unidos e um Revolução Francesa que, sob influência dos Princípios iluministas, Assinalam uma transição da Idade Moderna Para a Idade Contemporânea. Para Marx, o capitalismo seria um produto da Revolução Industrial e não sua causa.
Com a evolução do processo, no plano das
Relações Internacionais, O Século XIX foi marcado pela hegemonia mundial britânica, um período de acelerado progresso econômico-tecnológico, de expansão colonialista e das primeiras lutas e conquistas dos trabalhadores. Durante a maior parte do período, o trono britânico foi ocupado pela rainha Vitória (1837--1901), Razão pela qual é denominado como Era Vitoriana. Ao final do período, a busca por novas áreas para colonizar e descarregar os produtos maciçamente Produzidos pela Revolução Industrial produziu uma acirrada disputa entre as Potências industrializadas, causando diversos um e Conflitos Crescente espírito armamentista que culminou, mais tarde, na eclosão, da Primeira Guerra Mundial (1914).



Nenhum comentário:

Postar um comentário